sábado, 7 de fevereiro de 2009

ALLA MIA ETÀ ...



Há um momento na vida, e todos chegarão a ele inevitavelmente, que nos voltamos às reflexões acerca daquilo que fizemos, acerca daquilo que gostaríamos de ter feito ou ter sido, daquilo que sabemos que talvez nunca teremos a coragem necessária para fazer. É um momento muitas vezes duro, de uma crueldade dilacerante, mas um momento que também pode nos impulsionar a querer algo mais, a reconhecer que o choro é também uma espécie de fortificante.
Não, este texto não trata de um desabafo, mas de uma leitura acerca de um novo trabalho lançado no mercado: ALLA MIA ETÀ, novo álbum do cantor italiano Tiziano Ferro. É o que podemos chamar de uma bela caixa musical, repleto de novas nuances, um trabalho ora colorido, ora muito noturno e até perigoso ... este é talvez o trabalho mais maduro do cantor. Ferro é uma espécie de poeta pós moderno, fala do amor universal como uma exaltação à vida, mas às vezes consegue ser tão cruel consigo mesmo e tão intenso quanto uma tempestade. É bem provável que este trabalho seja sim um desabafo, uma quase autobiografia ... mas não podemos nos esquecer que todo poeta é também um fingidor, como já dizia Fernando Pessoa. O italiano consegue de fato confunfir o seu ouvinte, e vai muito além do estereótipo de galã. Não falamos aqui do que tantas (os) fãs espalhados pelo mundo vêem - apenas um homem bonito explicitando sorrisos e, em muitos casos, vocábulos incompreensíveis - mas falamos, sobretudo, de boa música, com textos atemporais, reflexivos e repletos de significado. As imagens poéticas criadas por cada palavra nos transportam para mundos diversos, e os nossos devaneios se tornam dos mais sugestivos, percorrendo diferentes cores, sabores, chegando ao sol, viajando à lua, numa grande profusão de leituras.
E se voltarmos à questão do primeiro parágrafo, podemos citar a canção título do cd Alla Mia Età (À minha idade), que nos mostra como um erro pode muitas vezes nos condenar de maneira inexorável, de como uma palavra dita ou escrita pode nos "ferir de morte". É, a meu ver, a mencionada canção noturna, aquela que exprime o quanto em tantos momentos é preciso morrer para se viver melhor, e agradecer aos que à sua idade (por que não à "nossa" idade?) também choram ainda, uma forma de não se sentir sozinho no mundo, especialmente em um momento de sofrimento.
O que Tiziano Ferro faz, e aqui não posso julgar musicalmente, visto que não sou crítica de música, é compartilhar da idéia de que a vida é uma poesia, e que, portanto, de que a poesia está em todo lugar.
Outras faixas do cd que recomendo: Il sole existe per tutti ("ti fermo all'iferno e mi perdo / perchè non ti lasci salvare da me?"); Il regalo più grande ("vorrei donare il tuo sorriso alla luna perchè / di notte chi la guarda possa pensare a te"); La paùra non esiste ("perchè le errore non esiste / e la paùra non esiste").
Todo o álbum merece ser ouvido!

Tiziano Ferro - Alla Mia Età
Tiziano Ferro

Sono un grande falso mentre fingo l'allegria..
sei il gran diffidente mentre fingi simpatia...
come un terremoto in un deserto che..
che crolla tutto e io son morto e nessun se ne
accorto..

lo sanno tutti che in caso di pericolo si salva solo
chi sa volare bene..
quindi se escludi gli aviatori..falchi...nuvole, gli
arei e gli angeli...rimani te
e io mi chiedo ora che farai..
e nessuno ti verrà a salvare..

complimenti per la vita da campione..
insulti per l'errore di un rigore..

e mi sento come chi sa piangere..
ancora alla mia età
e ringrazio sempre chi sa piangere di notte alla mia
età
e vita mia che mi hai dato...tanto amore, gioia,
dolore tutto...
ma grazie a chi sa sempre perdonare sulla porta alla
mia età..

certo che facile...non è mai stato,
osservavo la vita come la osserva un cieco..
perchè cio che hai detto puo far male..
però cio che hai scritto puo' ferire per morire..

e mi sento come chi sa piangere..
ancora alla mia età
e ringrazio sempre chi sa piangere di notte alla mia
età
e vita mia che mi hai dato tanto amore, gioia, dolore
tutto...
ma grazie a chi sa sempre perdonare sulla porta alla
mia età..

e che la vita ti riservi ciò che serve spero..
e piangerai per cose brutte e cose belle spero
senza rancore e che le tue paure siano pure..
e l'allegria mancata poi diventi amore..
anche se..
e perchè solamente il caos della retorica..
confonde i gesti e le parole le modifica e..
perchè dio mi ha suggerito che ti ho perdonato..
e ciò che dice lui l'ho ascoltato...

di notte alla mia età...
di notte alla mia età...

2 comentários:

  1. Muito Bom.
    Já havia escutado a canção "Alla mia Età" e o gosto bastante do trecho "Perché dio mi ha suggerito che ti ho perdonato. E ciò che dice lui l'ho ascoltato."

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Micael! é bom saber que aprecia boa música! Volte sempre!
    Jaqueline ;)

    ResponderExcluir